quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O Carnaval está Chegando!

Bom gente é isso aí o carnaval está chegando e independente daquele velho comentário: o Brasil só funciona depois do carnaval, sinceramente, não vou escrever aqui sobre a morosidade e a lentidão das coisas antes da tão esperada festa chegar.
Como amante do carnaval que sou, estou em contagem regressiva e vamos-lá: faltam apenas 23 dias!
Não só tida para nós, como a maior festa do planeta, o carnaval está presente em diversas partes do mundo como o Mardi Grass nos Estados Unidos, Na Alemanha com a tradicional festa nos centros urbanos, nos Alpes e na Floresta Negra e o famoso e belíssimo carnaval de Veneza, que durante anos foi considerado um dos mais fortes e alegres e enfraqueceu com o passar dos anos quase chegado a desaparecer.

Mas voltando ao Brasil...
O carnaval chegou em terras brasileiras durante o século XVII sob forte influência das festas que aconteciam na Europa, isso é visível em alguns personagens como o pierrot, a colombina, o arlequim e o famoso rei momo que foram incorporados ao nosso carnaval verde e amarelo.
A partir do século XX os corsos*, cordões e blocos se popularizaram muito com a ajuda das inesquecíveis marchinhas carnavalescas que animavam a festa.
No nordeste a tradição dos desfiles de rua foram mantidas e estão vivas até hoje em diversos lugares como Bahia, Olinda, Recife e etc.

* Corsos: Cortejo de automoveis, onde os carros eram decorados para desfilar pela cidade dando origem assim, aos carros alegóricos

Escolas de Samba
A primeira escola de samba que se tem registro, surgiu no Rio de janeiro em 1928 (12 de agosto) na época nomeada como Deixa Falar, que anos mas tarde, passou a se chamar Estácio de Sá.
A partir dessa criação começaram então a surgir novas escolas no eixo Rio-São Paulo e assim o carnaval brasileiro foi tomando essa forma de desfiles tão conhecida por nós.
Com o sugimento da Liga das Escolas de Samba foram organizados os primeiros campeonatos para dar então título de campeã a escola mais bela, animada e com a harmonia perfeita.

Carnaval de São Paulo
Em São Paulo existem 22 escolas de samba divididos em dois grupos: grupo de acesso e grupo especial.
Grupo Especial:

Gaviões da Fiel

Império de Casa Verde

Leandro de Itaquera

Mancha Verde

Mocidade Alegre

Nenê de Vila Matilde

Pérola Negra

Rosas de Ouro

Tom Maior

Unidos de Vila Maria

Unidos do Peruche

Vai-Vai

X-9 Paulistana

Grupo de Acesso:

Acadêmicos do Tatuapé

Águia de Ouro

Barroca Zona Sul

Combinados do Sapopemba

Morro da Casa Verde

Os desfiles em São Paulo acontecem nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro no sambódromo do Anhembi.

Um beijo,

Patrícia D.@)}-->---

Nenhum comentário:

Postar um comentário